Quem Conta um Conto (ou poema…) Faz a Cena!


Divulgo aqui o espetáculo dirigido por um amigo meu, que conta com a participação de minha namorada Rita Alves no elenco:

 

O Teatro Escola Rosane Gofman

apresenta

Quem Conta um Conto (ou poema…) Faz a Cena!

Com textos de Artur Azevedo, Aluízio Azevedo, João do Rio, Carlos Drummond de Andrade e Nélson Rodrigues

Dias 9, 10, 11 e 12 de Maio, às 19h e 30 min, no Teatro Noel Rosa, UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524. Maracanã. Tel: 22340625 – Entrada Franca – Sem restrição de idade, mas com tema adulto.

O espetáculo, composto por cinco cenas curtas, aborda variados assuntos enfocando o comportamento humano e tem como característica a encenação de obras literárias.

Subvertendo o conhecido ditado popular “Quem conta um conto, aumenta um ponto”, este espetáculo sugere que a narrativa sempre contém um olhar, uma visão, uma ideologia, enfim, uma licença poética, e que a própria transposição para a cena, ainda que quase nenhuma palavra seja alterada – posto que os textos se encontram preservados em sua estrutura e linguagem original – uma nova leitura se faz presente.

Aqui, quatro contos e um poema, da autoria de mestres em seus respectivos gêneros, ganham vida no palco num jogo de narrativas, diálogos e pantomimas que se alternam e se contrapõem para contar histórias a partir de um livro que se abre.

 

Cinco Histórias

A Melhor Amiga, de Artur Azevedo,

No Rio de Janeiro do início do século XX, uma esposa “ingênua e virtuosa” ao descobrir a traição do marido, busca apoio em sua melhor amiga. O mestre Artur tece um breve e bem humorado comentário sobre a hipocrisia nas relações humanas.

Aos Vinte Anos, de Aluízio Azevedo

Narrado na primeira pessoa, este conto traz as desventuras de um jovem de temperamento impulsivo que se apaixona por bela moça, já prometida a outro homem. Entre clichês melodramáticos e distanciamentos, a trama se encaminha para um desfecho surpreendente.

O Homem da Cabeça de Papelão, de João do Rio

Esta brilhante e profética alegoria fantástica sobre o senso comum e as teorias conspiratórias de manipulação ideológica conta a saga do anti-herói Antenor, que ao contrariar as normas do “bom senso” que vigoram no “País do Sol”, não consegue “ser nada na vida”.

O Caso do Vestido, de Carlos Drummond de Andrade

Belo e célebre poema dramático que evoca arquétipos do universo feminino, a partir de uma mulher que entrega o marido para a outra. Amor, paixão, sensualidade, ciúmes, ressentimento, desejo de morte e sublimação estão presentes nessas breves linhas.

As Gêmeas, de Nelson Rodrigues

Osmar namora Marilena, mas descobre que esta tem uma irmã gêmea . Coletado da série A Vida Como Ela É, esta tragicomédia de costumes carioca, sob o tema da “mórbida semelhança”, é abordada aqui com humor trash e tintas fortes de locução radio novelística.

O espetáculo conta com os alunos da oficina do Teatro Escola Rosane Gofman:

André Salvaterra, Célia Santos, Flávio Villela, Gizele Sanz, Liana Lordello, Luiz Medeiros, Pedro Queiroz, Thaïs Thedim e Valéria Zettel; atrizes convidadas Rita Alves e Sonia Maria. Adaptação e Direção de Antonio Sciamarelli. ENTRADA FRANCA. Duração 1h e 10 min.

 

Teatro Escola Rosane Gofman
O Teatro Escola Rosane Gofman foi fundado há 20 anos pela atriz Rosane Gofman. A escola funcionou como curso profissionalizante na Tijuca nos anos 90 e, ao deixar sua sede, esteve em muitos lugares do Rio de Janeiro, incluindo a Universidade Estácio de Sá e diversos espaços com oficinas e cursos livres. O T.E.R.G., hoje administrado pelo ator Elias Gofman, seguindo a sua tradição de excelência, tem ajudado a formar atores de todas as idades, para teatro, cinema e TV.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s