Uma iniciativa cultural a ser imitada


Saudações!

Postagem rápida só para divulgar uma louvável iniciativa da prefeitura do município de Mangaratiba/RJ: na vila Muriqui (logo depois de  Itacuruçá, ao sair do túnel) foi instalado na praça principal um armário no qual foram depositados vários livros, de diferentes autores, assuntos e voltados para diversas faixas etárias. Estes livros estão lá à disposição de quem quiser pegar emprestado e levar para casa (preferencialmente no regime de um livro por pessoa, por vez)!

Projeto Ler é viver – Alimente-se de livros

O projeto chama-se “Ler é viver – Alimente-se de livros” sob a responsabilidade da Fundação Mário Peixoto. É um excelente promotor do hábito da leitura, além de também incentivar a cidadania, propondo um esquema não só de empréstimo mas também de doação. Quem desejar pode deixar seus livros no armário, aumentando a oferta de títulos e enriquecendo a carga cultural da região.

É evidente que somos forçados a crer que uma proposta como esta não seria viável na maioria dos centros urbanos (o que, aliás, me faz gostar mais ainda das pequenas cidades…), mas não deixa de ser uma forte sugestão de que precisamos dar mais chances aos bons valores para que possam frutificar e remediar a sociedade.

E digo mais: para aquelas comunidades sem estrutura para a construção de bibliotecas, teatros e demais edifícios afins, iniciativas como esta ajudam na penetração da cultura. Artistas iniciantes (dramaturgos, poetas, etc) podem também ser beneficiados, divulgando mais rapidamente seu material.

Projeto Ler é viver – Alimente-se de livros

Projeto Ler é viver – Alimente-se de livros

Anúncios

Um pensamento sobre “Uma iniciativa cultural a ser imitada

  1. Pingback: Dica cultural: Um Inimigo do Povo | O Legado d'O Andarilho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s