Atitude Social


painel-atitude-social-1

Organizei recentemente duas palestras, num painel chamado “Atitude Social”, promovido pelo movimento de juventude do PSC do qual faço parte. Os convidados foram Sandra Nóbrega, presidente da Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa (CACCST) e Nícolas Cabral, co-fundador da ONG Amar e Servir.

Uma das principais motivações que me levaram a sugerir este painel foi massificar a idéia de que a sociedade civil, os cidadãos comuns, podem sozinhos, sem ajuda ou coordenação político-partidária e governamental – e mesmo sem seu financiamento -, realizar boas (e, por que não?, grandes) obras que consigam suprir demandas da população.

Sandra Nóbrega, presidente da CACCST

Sandra Nóbrega, presidente da CACCST

Duas abordagens ligeiramente diversas de gestão: uma com a prerrogativa de compromisso empregatício (todos os envolvidos têm a carteira assinada) e outra exclusivamente movida pelo voluntariado. Mas ambas com mais de 5 anos de histórias e realizações dignas de nota, aplauso e agradecimento. Aliás, gratidão é um dos pontos de semelhança perceptível no discurso dos envolvidos: você pode pedir a Deus que te dê forças ou pode pedir ao Estado que te ajude, mas no fim, o sentimento que mais ficará impregnado em si (e que exalará de si) é o de uma profunda gratidão, de ter sido chamado a servir, de ter saúde e facilidades para se doar e poder dedicar tempo e energia pelo bem do próximo, pela contribuição na reconquista da dignidade de alguém.

Outro aspecto importantíssimo, comungado por ambas iniciativas, é o cuidado integral, que vai além da necessidade patente da pessoa assistida e vai à fundo, tocando e valorizando o seio familiar, o lar. Como nos explicou a Sandra, não basta prestar o suporte para a criança ser tratada da sua enfermidade, é preciso atentar para a realidade da família, a condição da moradia, a situação de emprego dos pais, etc. Como nos lembrou o Nícolas, o tratamento de um adicto não envolve apenas afastá-lo das drogas, mas (re)aproximá-lo da sua família também.

Poder conhecer melhor estes trabalhos me reforça a opinião de que a nossa sociedade está com a auto estima muito baixa! Nosso potencial para o bem, para a mobilização é tão grande mas parece tão subutilizado… E, que fique claro, isso é antes de mais um mea culpa. Projetos como estes dois existem mais do que talvez possamos supor, mas eu tenho a sensação – nessa era das mídias sociais – que fala-se demais de coisas efêmeras enquanto outras, nobres, carecem do devido reconhecimento e destaque que merecem e precisam. Obras como a CACCST e o Amar & Servir precisam de dinheiro, evidentemente, mas precisam muito de gente, de mão de obra também.

Nícolas Cabral, co-fundador da ONG Amar & Servir

Nícolas Cabral, co-fundador da ONG Amar & Servir

E por que esse tipo de auxílio não é abundante? Pode ser porque não é moda. E por que não vira moda? Pode ser porque comparadas ao vendaval de notícias tristes, ruins, revoltantes e torpes que circulam todos os dias, a festa julina beneficente da CACCST, o almoço caridoso ofertado pelo Amar & Servir muitas vezes não passam de brisa, de sussurro. O mínimo que está ao nosso alcance para ajudá-los é ecoar, ampliar e multiplicar as informações e notícias a respeito dessas obras.

A filmagem das palestras está disponível em duas partes no canal da Juventude Conservadora Brasileira, movimento do qual faço parte e que promove eventos mensais como este. Além do painel “Atitude Social”, eventos passados (também com temas interessantes e brilhantemente expostos) também estão disponíveis para se assistir. Para facilitar:

A mensagem final (ou seria inicial, hein?) é que, como diz a equipe da CACCST: “o câncer não é contagioso (e o vício também não…), mas a solidariedade é!”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s